quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Nuno Melo questiona a supervisão do Banco Central Europeu a propósito dos testes de stress ao Banco Dexia


O eurodeputado Nuno Melo questionou a supervisão do Banco Central Europeu a propósito dos testes de stress ao Banco Dexia.

A questão surgiu pelo facto do Banco Dexia ter passado nos testes de stress realizados há menos de três meses, determinados pelo BCE e de acordo com os critérios por si definidos, tendo agora sido tornado público encontrar-se o banco, afinal, em risco de desmantelamento.

Nuno Melo recordou que os testes de stress foram criados para gerar confiança na economia e nos mercados, identificando os bancos que necessitavam de recapitalização, e tendo até o responsável pela supervisão do BCE afirmado ao tempo, que "implicaram uma avaliação substancial e severa tanto em termos financeiros como macroeconómicos".

Assim sendo, Nuno Melo questionou a supervisão do BCE acerca das causas para o falhanço na avaliação da real situação do banco Dexia, bem como se o que sucedeu não põe em dúvida outras efectuadas.

O eurodeputado centrista questionou ainda acerca de eventuais medidas que estejam a ser ponderadas para colmatar lacunas que este caso tenha revelado, por forma a assegurar a necessária confiança dos mercados, assente também na supervisão do BCE, e na actuação da Autoridade Bancária Europeia.

by CDS

Sem comentários:

Enviar um comentário