O CDS está em Loures a defender a Democracia e a sua população desde 1974. Diga-nos o que o preocupa. Nós procuramos a resposta e a solução. A não ser que seja impossível. Coloque-nos aqui as suas questões.
domingo, 4 de dezembro de 2011
Obrigado Ana Maria Corda, Viva a Tradição do concelho de Loures!!!!
Ana Maria Corda foi presidente do Rancho Folclórico Infantil do GDL Lousa (Loures) durante três anos. E continua a liderar um projecto que mantém a tradição.
O Rancho Folclórico Infantil do GDL, foi fundado em 24 de Abril de 2005, motivado pelo interesse dos pais de algumas crianças que na altura frequentavam o 1º ciclo, da escola de Lousa, em manterem bem vivas as tradições dos seus antepassados.
Representa assim a vida das lavadeiras, carroceiros, vendedeiras de fruta e hortaliça, padeira, ferrador, funileiro, vendedeira de azeitonas, homens que trabalhavam como jornaleiros isto quer dizer que ganhavam à jorna, trabalho de um dia.
As características deste rancho são puramente saloias, retratando para os finais do século XIX, segunda década do século XX, as danças, cantares, trajes, usos e costumes do povo saloio.
As danças e cantares representam as célebres cantigas ao despique, entre lavadeiras e carroceiros, nos rios, nas galeras, nas carroças a caminho de Lisboa, nos arraiais e bailaricos domingueiros. Também por se deslocarem com frequência à capital, tendo por vezes que pernoitarem por alguns dias, trouxeram para esta região cantigas e danças palacianas, as contradanças, valsas a dois passos, passecates, marzurcas, dançando assim, à sua moda.
Estes homens e mulheres, ou dedicavam-se ao amanho da terra ou à lavagem e transporte da roupa das freguesas de Lisboa.
Saloio deriva assim da palavra "çalroi", que em muçulmano quer dizer, trabalhador do campo.
Destas origens, ainda hoje se ouve e ficou o seguinte vocábulo "moirejar" e "trabalhar como um mouro".
Muito obrigado Ana Maria Corda. Força!!!
António Carlos Monteiro, Telmo Correia e Catarina Alves
sábado, 3 de dezembro de 2011
Tomada de Posse da Concelhia do CDS Loures
A Festa foi grande, alegre e bonita. A concelhia de Loures do CDS reuniu mais de 150 pessoas no jantar de tomada de posse da concelhia política de Loures, em que Lizette Teixeira Carmo foi reeleita na liderança.
Estiveram presentes António Carlos Monteiro, Telmo Correia, João Rebelo e muitas mais figuras do CDS a nível nacional. Por outro lado, contámos com a presença dos amigos do PSD, com quem estamos coligados no Governo de Portugal, a Bem da Nação.
Um Jantar, uma Festa e um relembrar que a tradição é para manter. Por isso mesmo tivemos o Rancho Folclórico Infantil do Grupo Desportivo de Lousa (Loures) a abrilhantar a festa.
Viva a tradição e o Grupo. Muito obrigado por partilharem a nossa festa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)