O CDS está em Loures a defender a Democracia e a sua população desde 1974. Diga-nos o que o preocupa. Nós procuramos a resposta e a solução. A não ser que seja impossível. Coloque-nos aqui as suas questões.
domingo, 4 de dezembro de 2011
Obrigado Ana Maria Corda, Viva a Tradição do concelho de Loures!!!!
Ana Maria Corda foi presidente do Rancho Folclórico Infantil do GDL Lousa (Loures) durante três anos. E continua a liderar um projecto que mantém a tradição.
O Rancho Folclórico Infantil do GDL, foi fundado em 24 de Abril de 2005, motivado pelo interesse dos pais de algumas crianças que na altura frequentavam o 1º ciclo, da escola de Lousa, em manterem bem vivas as tradições dos seus antepassados.
Representa assim a vida das lavadeiras, carroceiros, vendedeiras de fruta e hortaliça, padeira, ferrador, funileiro, vendedeira de azeitonas, homens que trabalhavam como jornaleiros isto quer dizer que ganhavam à jorna, trabalho de um dia.
As características deste rancho são puramente saloias, retratando para os finais do século XIX, segunda década do século XX, as danças, cantares, trajes, usos e costumes do povo saloio.
As danças e cantares representam as célebres cantigas ao despique, entre lavadeiras e carroceiros, nos rios, nas galeras, nas carroças a caminho de Lisboa, nos arraiais e bailaricos domingueiros. Também por se deslocarem com frequência à capital, tendo por vezes que pernoitarem por alguns dias, trouxeram para esta região cantigas e danças palacianas, as contradanças, valsas a dois passos, passecates, marzurcas, dançando assim, à sua moda.
Estes homens e mulheres, ou dedicavam-se ao amanho da terra ou à lavagem e transporte da roupa das freguesas de Lisboa.
Saloio deriva assim da palavra "çalroi", que em muçulmano quer dizer, trabalhador do campo.
Destas origens, ainda hoje se ouve e ficou o seguinte vocábulo "moirejar" e "trabalhar como um mouro".
Muito obrigado Ana Maria Corda. Força!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Faço o que posso! Sempre com o intuito de recolher, transmitir e assim preservar as nossas tradições. Claro, muito em especial as da zona estremenha (saloia), na qual o rancho está inserido.
ResponderEliminarAgradeço toda a confiança depositada no Rancho Folclórico Infantil do GDL, Loures.
Obrigado
Ana Maria Corda
Faço o que posso!
ResponderEliminarSempre com o intuito de recolher, transmitir e assim preservar as nossas tradições etno-musicais.
Claro, muito em especial da zona estremenha saloia, na qual o rancho está sediado.
Agradeço a confiança depositada no Rancho Folclórico Infantil do GDL Loures.
Muito obrigado
Ana Maria Corda