segunda-feira, 26 de outubro de 2009

30 Anos Depois


Foi em Dezembro de 1979 que o CDS elegeu pela última vez um representante para a Assembleia de Freguesia de Loures. Trinta anos depois, o CDS-PP está de volta à Assembleia de Freguesia de Loures.

As eleições do passado dia 11 de Outubro confirmaram de forma indelével uma subida sustentada do CDS-PP no Concelho de Loures e em particular na Freguesia de Loures.

Este reforço de votação no CDS-PP não poderá deixar de ser enquadrado no âmbito do significativo mas igualmente sustentado aumento de votação que o Partido obteve a nível nacional nos últimos actos eleitorais, quer à escala regional, quer à escala nacional.

Com efeito, nas eleições para o Parlamento Europeu do passado mês de Junho, o CDS-PP obteve no Concelho de Loures 6,43%, tendo chegado aos 8,04% na Freguesia de Loures.

As eleições legislativas do passado mês de Setembro vieram demonstrar que a subida do Partido nas áreas metropolitanas e no Concelho de Loures em particular não foi obra do acaso ou resultado de um voto de protesto ocasional.

Na verdade, o CDS-PP passou de 5ª para 3ª força política no Distrito de Lisboa, obtendo mais 30 mil votos do que em 2005. Para esta subida, muito contou a votação que o Partido obteve no Concelho de Loures onde passou de uma percentagem de 5,4% para 9,02% e da Freguesia de Loures, onde nos afirmámos como 4ª força política nessas eleições, passando de 6,2% para 10,48%.

Assim, após a realização de dois actos eleitorais à escala nacional, onde o Partido alicerçou e reforçou de forma considerável a sua votação, principalmente nos grandes centros urbanos, as eleições Autárquicas representavam um enorme desafio.

Por um lado porque seria um teste à capacidade de implementação do Partido ao nível local em eleições claramente marcadas por uma tendência de bipolarização.

Por outro lado, sabíamos que teríamos pela frente aquilo que para muitos poderia ser uma tarefa hercúlea, uma missão impossível.

Já sabíamos que os nossos adversários políticos olhavam para nós com indiferença no âmbito do panorama político do Concelho.

Com efeito o CDS-PP não possui qualquer mandato nem representante nos diversos órgãos autárquicos do Concelho. Cenário este que, com raras e ocasionais excepções, se vinha repetindo eleição após eleição para os diversos órgãos autárquicos do Concelho.

O CDS-PP enfrentava ainda uma dificuldade acrescida. O facto de ir disputar eleições num Concelho largamente dominado por uma maioria de esquerda.
Nada nos deteve! Quanto mais impossível nos parecia a missão mais ânimo e empenho colocámos na nossa luta.

Como o antigo presidente norte-americano Clinton uma vez disse: “Os maiores progressos que realizámos e os maiores progressos que ainda vamos realizar, encontram-se no coração humano. No fim de contas, toda a riqueza do mundo e milhares de exércitos não se comparam à força e à decência do espírito humano”.

Foi o que fizemos! Em listas próprias, com a nossa bandeira, com os princípios e os valores que sempre caracterizaram este Partido desde a sua criação, arregaçámos as mãos e fomos para a rua divulgar o nosso programa, as nossas ideias, as nossas propostas para o Concelho e para as Freguesias onde concorremos.

Sem espalhafato e despesismo, mas numa política concertada de proximidade com as pessoas, porta a porta, sabendo ouvir para depois sabermos propor.

E deste modo fizemos uma campanha serena, tranquila mas intensa. Sem dar nas vistas porque, mais importante do que aparecer ou falar muito, aquilo que é mesmo importante para as pessoas é saber ouvir e saber fazer.

Os resultados eleitorais do passado dia 11 confirmaram que a nossa estratégia estava correcta. Uma surpresa inesperada para alguns, certamente para os nossos adversários que jamais esperavam este resultado. Mas não para nós!

Loures, está a mudar e esta votação do CDS-PP demonstra-o de forma evidente!

De uma forma serena e tranquila, a população do Concelho de Loures demonstrou apoio às nossas propostas, aos nossos princípios e valores que sempre nos irão nortear, à nossa bandeira.

No concelho com uma ampla maioria de esquerda, a nossa bandeira e a nossa sigla firmaram um alicerce que tudo faremos para o consolidar e alargar, sabendo ser dignos mas humildes na nossa actuação para voltarmos a merecer novamente, daqui a 4 anos, a confiança da população de Loures.

De 0 eleitos, o CDS-PP elegeu 3 representantes. Um representante nesta Assembleia de Freguesia de Loures onde já não elegia há 30 anos. Elegemos ainda um representante na Assembleia de Freguesia da Portela, onde já não elegíamos um representante há mais de 16 anos. E elegemos ainda 1 representante na Assembleia Municipal de Loures, 8 anos depois. Tudo isto não esquecendo o facto de apenas termos concorrido a 4 freguesias.

O CDS-PP mais do que duplicou a percentagem de votos para a Câmara Municipal, obtendo mais 2.000 votos do que em 2005. Para a Assembleia Municipal o CDS-PP passou de 1,84% para 4,52% e obtendo mais 2.500 votos que em 2005.

Mas também para esta Freguesia de Loures, o CDS-PP conseguir obter os frutos do seu trabalho incansável junto das pessoas, passando de 2,5% para 5,03% e voltando a eleger um representante nesta Assembleia 30 anos depois.

Este trabalho não chegou contudo ao fim, pelo contrário, o mesmo apenas começou.

Pela frente teremos 4 anos onde pretendemos ser dignos representantes da população que nos elegeu, sendo capazes de dar seguimento aos mais legítimos anseios e aspirações da nossa população. Estamos aqui para trabalhar e para servir a população!

Vamos arregaçar as mangas porque muito há pela frente. Deparamo-nos com maiorias absolutas do PS na Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia de Loures e de amplas frentes de esquerda em todos estes órgãos.

A bem da verdade teremos de reconhecer que a par do CDS-PP apenas o PS reforçou a sua posição no Concelho, todos os outros partidos sem excepção perderam votos, mandatos e percentagem de votos.

Para a Câmara a CDU perdeu 1 vereador e quase 6000 votos. O PSD perdeu quase 200 votos e o BE 600 votos.

Para a Assembleia Municipal, a CDU perdeu 2 deputados e quase 3.500 votos, o PSD perdeu quase 1.200 votos e o BE perdeu um deputado e quase 1.000 votos.

Nas Assembleias de Freguesia a CDU perdeu 9 mandatos e o BE 3 mandatos.

Temos por objectivo e ambição construir um novo futuro para Loures. Não deixaremos de apoiar todas as propostas que de uma forma clara visem a melhoria da qualidade de vida e bem estar das nossoas populações, mas não deixaremos de honrar o compromisso eleitoral com que nos apresentámos às eleições e que mereceu o voto de confiança da população, ao ponto de, muitos anos depois, o CDS-PP ter 3 autarcas eleitos no Concelho.

Pretendemos trabalhar para assegurar às gerações futuras a segurança, a qualidade de vida e as oportunidades que todos merecem.

Da área social às questões da saúde. Da segurança à verdadeira integração das diversas comunidades. Da revitalização do comércio tradicional às questões da educação, formação profissional, desporto e cultura, saberemos apresentar as nossas propostas e dar voz, nesta Assembleia a todos aqueles que a nós o solicitarem.

Não ficaremos à espera que as pessoas venham ter connosco, nós próprios iremos ter com eles porque somos nós quem tem de os servir e não o contrário.

Todos sem excepção são importantes, todas as opiniões e propostas contam, a todos iremos pedir que contribuam com as suas propostas.

O CDS-PP está de regresso aos órgãos autárquicos de Loures não para ver o tempo passar mas para trabalhar em prol de todos.

Não seremos uma oposição de contra por tudo e por nada, pretendemos trabalhar com todos e neste caso particular com esta Junta de Freguesia e com esta Assembleia de Freguesia.

Sabemos como ninguém respeitar o voto sempre sábio do povo e por isso seremos uma oposição responsável, apoiando todas as decisões que beneficiarem a população da freguesia, mas não deixaremos de lutar pelas nossas propostas porque esse é o nosso dever para com quem nos elegeu.

Da nossa parte, quer a Junta de Freguesia de Loures, quer a Assembleia de Freguesia contarão sempre com a voz empenhada e voluntariosa de um Partido que irá procurar servir a população desta Freguesia.

A todos Bem Hajam!

Luís Domingues
Eleito pelo CDS à Assembleia de Freguesia de Loures

Sem comentários:

Enviar um comentário