quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CARTA ABERTA AO EXMO PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE LOURES

Exmo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Loures

Em nome do CDS-PP e enquanto representante do Partido na Assembleia de Freguesia de Loures venho por este meio parabenizá-lo a si e a toda a sua equipa pela eleição ocorrida na passada segunda-feira, dia 26 de Outubro.

O CDS-PP deseja-vos a maior das felicidades no exercício deste novo mandato, acreditando que o sucesso do novo executivo será sinómino de aumento da qualidade de vida e do bem estar da população da freguesia de Loures que todos desejamos.

Há 30 anos que o CDS-PP não elegia qualquer representante para a Assembleia de Freguesia de Loures. O resultados das últimas eleições autárquicas para a Freguesia de Loures demonstrou uma subida na votação do Partido, permitindo-nos passar de 2,5% para 5,03%.

Foi um resultado acreditamos totalmente inesperado para todos mas não para nós!

Eram eleições difíceis bem o sabíamos. Eleições locais num concelho de uma ampla maioria de esquerda e onde o CDS-PP apenas vinha elegendo ocasionalmente representantes para a Assembleia Municipal.

Embalados pelos excelentes resultados que o Partido obteve a nível nacional para o Parlamento Europeu e igualmente nas eleições Legislativas onde, no distrito de Lisboa se afirmou como a 3ª força política, partimos para a campanha com a nossa bandeira, o nosso programa, a nossa gente.

Partimos convictos que os princípios e valores sempre preconizados por este Partido iriam ter acolhimento junta da população.

Os resultados eleitorais assim o demonstraram. 30 anos depois voltamos a eleger um representante para a Assembleia de Freguesia de Loures, assim como um representante para a Assembleia de Freguesia da Portela onde não elegíamos há mais de 16 anos. Oito anos volvidos, voltámos a ter um representante na Assembleia Municipal.

São resultados que a todos nos orgulham e que reforçam a responsabilidade com que fomos investidos. Com efeito, e faça-se a devida justiça, apenas o PS a par do CDS-PP conseguiram alcançar o reforço na sua votação, quer em número de votos, quer em número de mandatos.

Isto determinou, que nas eleições para a Junta de Freguesia e Mesa da Assembleia da Freguesia, o CDS-PP tenha decidido pela abstenção.

Este esclarecimento parece-nos mais do que devido uma vez que fui informado pela minha Concelhia em como membros do PSD teriam comentado um suposto voto favorável do CDS-PP na eleição da a Junta de Freguesia, admitindo que esse voto tivesse ocorrido por “engano”.

É verdade que há 30 anos não fazíamos parte da Assembleia de Freguesia de Loures mas essa nossa ausência não poderá ser vista como inexperiência.

Todas as decisões tomadas em nome do Partido sempre foram e continuarão a ser decisões conscientes e poderadas não sendo as mesmas compatíveis com qualquer espécie de “engano”, ainda que justificado pela nossa aparente inexperiência ou práctica.

Estas palavras não podem nem devem ser vistas como uma declaração de oposição por tudo e por nada. Não teremos qualquer problema de consciência em votar favoravelmente todas as medidas sejam propostas pelo PS ou por qualquer outro partido que, de uma forma série e efectiva, visem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Tal como esperamos que da parte do PS também exista acolhimento às nossas propostas. Devemos todos trabalhar em prol da população da Freguesia.

A opção pela abstenção parece-nos mais do que justificada. Apresentamos a votos um programa alternativo ao do PS que foi sufragado pela população e que mereceu mais do que uma duplicação do número de votos e a presença numa Assembleia de Freguesia onde pensamos que nenhum outro partido acreditaria que fosse possível.

Não poderíamos por isso votar favoravelmente a lista proposta pela PS. Existirão por certo ponto onde convergimos, mas também existem várias questões onde a nossa divergência é acentuada.

Entendemos também contudo que, por respeito aos resultados eleitorais, fruto do voto sempre sábio e soberano da população, que reforçaram a maioria do PS, não poderíamos votar contra a lista apresentada.

O PS tinha por mérito próprio, o direito de apresentar a lista para o executivo e exercer o mandato que a população lhe confiou. Mereceram assim por isso a nossa abstenção como correspondendo ao benefício da dúvida que o partido vos dá para este início de mandato.

Assim, esse voto favorável veio certamente de uma outra bancada mais à esquerda ou então do vosso ex-parceiro de coligação na Junta no mandato que findou – o PSD.

Iremos e queremos colaborar quer com a actual Junta de Freguesia quer com toda a Assembleia Municipal. V.Exa e o seu executivo contarão com o apoio do CDS-PP quando as medidas que tomarem contribuirem de facto para a melhoria da qualidade de vida da população, seja ao nível da Acção Social, na Saúde, na Educação, no Apoio à Juventude ou à Terceira Idade, no incremento do apoio ao Comércio Tradicional ou ao Desporto não esquecendo as Empresas e Instituições de Solidariedade Social da Freguesia.

Esperamos que da parte da Junta de Freguesia também exista disponibilidade para o acolhimento das nossas propostas porque elas certamente corresponderão sempre ao anseio e às necessidades mais básicas da população.

Seremos oposição quando for necessário porque não iremos abandonar os princípios e valores que sempre caracterizaram a nossa bandeira.

Mais uma vez deixo-lhe os parabéns pela eleição, dizendo-lhe que estaremos ao seu lado e ao lado da Junta quando isso significar estar ao lado da população!

Um grande bem haja e muitas felicidades!

Luís Pedro Domingues

Sem comentários:

Enviar um comentário